A artista plástica Helenilce Gusmão de Carvalho Andrade nasceu em Uruana/Go em 07-06-64 e reside em Goiânia. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas da UFG começou a pintar a partir dos 8 anos de idade desenhando temas cotidianos e fazendo suas próprias criações. Mas a vida artística como atividade principal surgiu em 1991.

Desenvolveu um estilo próprio chamado de Arte Virtual que pende entre o real e o abstrato. As linhas dão movimento as composições.

Em 1994 a artista descobriu que as linhas podiam ser exploradas com uma perspectiva dualista, na qual elas exibem formas e seguem o estilo figurativo no positivo, enquanto o negativo se traduz em manchas, dando o toque abstrato. Em 1998 as “Flores Virtuais” (onde as linhas presentes nas flores sugerem o movimento do desabrochar de cada pétala) são tema de uma exposição individual na Aliança Francesa e recebe o aval da escultora e doutora em artes Maria Guilhermina. Segundo ela as rosas são serenas , espirituais e carregam uma força gigantesca de expressão. No ano seguinte, Helenilce passou a usar o simbolismo, na qual as rosas representam vidas expressando sentimentos e emoções. Em 1999 uma exposição individual deu origem a um DVD sobre a busca da paz interior. Gradativamente, luzes e raios que entram e saem nas composições foram acrescidos a pintura dando uma terceira dimensão nas obras

Desde o início de sua atividade artística, já realizou inúmeras exposições coletivas nacionais e internacionais, alcançando várias premiações. A partir de 2001 atua no conselho Curador por Goiás no Circuito Internacional de Arte Brasileira.